Quem sou eu?

Minha foto
Professora graduada em Ciências da Religião com especialização no Ensino da Língua Inglesa e atualmente aluna no curso de letras(português-inglês).Curso de inglês pelo IBEU-CE,curso avançado pelo Instituto Poliglota e curso de fonética da língua inglesa pelo SENAC. Apaixonada por idiomas,por viagens e pela internet.Sempre de olho em assuntos de saúde.Praticante de corrida de rua e feliz no exercício de ensinar.Os alunos são seus eternos professores.

domingo, 29 de maio de 2011

Para refletir

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares''.Fernando Pessoa


Grande poeta português de quem aprendi muita coisa. Fernando pessoa escreveu poemas e poesias mas o que me encanta em sua obra é a capacidade delas de fazer a gente pensar. Pensar na vida e o que queremos dela. É preciso deixar certas coisas de que estamos acostumados e enfrentar novos caminhos,novas experiências, guardar as que foram boas, enfrentar o desconhecido,seguir nosso instinto e ir em busca do prazer nas pequenas coisas. Não tenha receio de cair mas saiba se entregar e caso seja necessário, apanhar com a experiência. Nunca sabemos o que elas realmente preparam para a gente. Muitas vezes temos dúvida sobre o que realmente queremos, desejamos, sonhamos. As reflexões são importantes e podem nos dar um de dois retornos: O erro ou o acerto. O importante é estarmos preparados para o resultado. A vida nos dá oportunidades mil e temos que agarrá-las. Lembro sempre de uma frase do Fernando Pessoa que diz:' Não sou do tamanho de minha altura mas do tamanho do que vejo'. São nossas boas atitudes e decisões certas que nos fazem crescer na vida e não  o dinheiro, como muita gente pensa. Então deixo um recado para você. Viva a vida de forma plena sempre dando atenção ao que seus pais falam, seus amigos lhe sugerem, seus inimigos lhe desejam e principalmente o que você espera de si mesmo. Muitos sonhos podem não vir a tona mas ao menos você terá  certeza de que fez a tentativa. Ame cada dia que vier e cada palavra boa que receber e não esqueça de retribuir, eis algo importante a se observar já que muitos não sabem agradecer. Você verá como o seu mundo será diferente, mesmo com tanta gente tentando lhe derrubar. Dê um passo a frente e sorria, a vida lhe reserva uma infinidade de respostas. Abraço! LB 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Palestra no Sarah Kubitsch


A escola tem participado de algumas aulas de campo nessas últimas semanas e hoje fomos com os alunos do 6º ano ao Hospital de reabilitação Sarah Kubitschek para assistir a uma palestra sobre  prevenção de acidentes e informações acerca do trabalho realizado no hospital. Foi de grande valia para os alunos e professores acompanhantes os conhecimentos passados lá. Espero que os alunos realmente apliquem o que ouviram e viram e possam ser repassadores daquelas informações.Abaixo colocarei mais informações sobre o hospital para maiores esclarecimentos por parte de quem desejar.Abraço! LB
     A Associação das Pioneiras Sociais (APS) - entidade de serviço social autônomo, de direito privado e sem fins lucrativos - é a Instituição gestora da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.
A Associação, criada pela Lei nº 8.246, de 22 de outubro de 1991, tem como objetivo retornar o imposto pago por qualquer cidadão, prestando-lhe assistência médica qualificada e gratuita, formando e qualificando profissionais de saúde, desenvolvendo pesquisa científica e gerando tecnologia.
O caráter autônomo da gestão desse serviço público de saúde faz da Associação a primeira Instituição pública não-estatal brasileira.
A Associação administra a Rede SARAH por meio de um Contrato de Gestão, firmado em 1991 com a União Federal, que explicita os objetivos, as metas e os prazos a serem cumpridos. Os princípios administrativos para alcançar esses propósitos estão regulamentados em manuais internos.
Objetivos:
1prestar serviço médico público e qualificado na área da medicina do aparelho locomotor;
2formar recursos humanos e promover a produção de conhecimento científico;
3gerar informações nas áreas de epidemiologia, gestão hospitalar, controle de qualidade e de custos dos serviços prestados;
4exercer ação educacional e preventiva visando à redução das causas das principais patologias atendidas pela Rede.
Na medida em que define claramente os objetivos a serem atingidos em determinado período de tempo, o Contrato de Gestão fornece ao Estado os instrumentos de aferição dos resultados da Instituição.
Fonte: www.sarah.br






domingo, 22 de maio de 2011

Natação venceu com 42% dos votos!

É, tentei conquistar votos para meu esporte preferido mas só deu natação.Uma pena eu não saber nadar ainda para dizer se realmente é um esporte legal. A natação é considerada um esporte completo pois trabalha todo o corpo  ajudando assim, na saúde física e mental. Meus alunos falam que nadar é bom e que é uma aventura quando feita em lagoa,açude,piscina e até mesmo mar. Ainda vou aprender e direi então se minha 'pernadas' no solo poderão ser trocadas por braçadas em águas. Só não garanto nadar no mar pois morro de medo e nem gosto de banhar nele. Prefiro apreciar essa beleza divina debaixo de um sombreiro numa praia de areia branca,como Morro branco ou Canoa Quebrada,minhas praias preferidas. Bem, a corrida não ficou atrás na pesquisa e fico feliz por isso mas enquete é enquete. Então, até a próxima. Fique de olho e participe. Abraço!
LB

Aula no laboratório de informática

Uma aula diferente. Muitos alunos aproveitaram da primeira aula de inglês no lab. Fui bem motivada e foi legal  ver meus queridos aprendizes explorar outro mundo de forma tão bonita e curiosa. Quase todos os alunos conseguiram entender o que estava sendo ensinado e puderam praticar o que tinham aprendido em sala. Um projeto que há muito tempo estava funcionando teoricamente e que pôde finalmente ir pra prática. Espero poder trabalhar mais com essa ferramenta de ensino e aprendizagem. Abraço! LB

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um professor amigo!

Hoje venho aqui para escrever a respeito de alguém que entrou no Napoleão e lá deixou sua marca.Jean Travassos. Professor que sempre me ajudou, que sempre esteve lá perguntando se eu conhecia ou tinha interesse em algo.O retorno para meus pedidos e/ou dúvidas sempre foram em tempo hábil. Resumindo,um homem prestativo e companheiro.Uma pessoa que ficará guardada em minha memória e na de seus alunos,assim como de todos da escola.
Gostaria de aqui agradecer sua amizade e espero que ele possa se adaptar logo e aprender muito em seu novo trabalho,com seus novos companheiro de batalha, pois a mesma nunca acaba.
Só me resta desejá-lo boa sorte e que não esqueça de seus companheiros de luta do Napoleão.
God bless you!
LB
PS: E para dizer que gosto dele e o admiro muito eu decidi abrir uma exceção e expor por tempo "determinado" o hino de seu clube preferido. ;-)

Você deseja a perfeição?

E a vida ?

Se as coisas fossem perfeitas
Não existiria lições de vida
Não haveriam arrependimentos
E nem descobertas...
Se tudo fosse perfeito
Mãos não se uniriam
E sonhos não seriam valorizados.
Se tudo fosse perfeito
Olhares não se completariam
E gestos passavam despercebidos.
Se tudo fosse perfeito
As lágrimas não existiriam
As palavras seriam perfeitas...
Se tudo fosse perfeito
Eu pularia no abismo
Sem medo da morte
Pois asas eu ganharia...
Se tudo fosse perfeito
Eu atravessaria o oceano
Sem medo de ser levada pelas ondas
Sem receios de me perder em suas profundezas.
Se tudo fosse perfeito
Dores não existiriam
E a cura não seria procurada...
Se tudo fosse perfeito
Não haveria a busca pela perfeição...
Nem tudo é perfeito,
ou melhor, só há um perfeito
DEUS.
Beijão!!! Tenha um otimo dia....


LB

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Boa sorte!

Não poderia deixar de escrever sobre uma aluna que considero uma pessoa super legal. Uma garota jovem,bonita que já passou por altos e baixos na vida mas não se deixou abalar e continua com seu sorriso tão meigo.Morar em outro lugar é começar um nova vida,é passar por experiências novas e que vão favorecer um novo aprendizado. É conhecer outras pessoas mas não esquecer as que fazem parte de seu passado. Então gostaria de desejar boa sorte à Rayanne e que ela possa continuar sendo essa pessoa maravilhosa. Não  amo minha profissão por pouca coisa.Tenho amigos que fiz através dela e que foram, são ou serão eternamente lembrados, não importando a distância nem o meio. Muitos desses amigos são meus alunos,os quais tenho muito apreço. Muita luz a essa querida menina.Deixarei aqui o clipe da música mais famosa de seu ídolo-Luan Santana- como uma homenagem.LB

Mangá- você já leu algum?

Calma, não me refiro ao verbo 'mangar' não, se é que ele existe. Hoje falarei de uma revista que teve sua origem no Japão e que encanta crianças,jovens e adultos de todos os gêneros. Conversando com meus alunos sobre revistas em quadrinhos, um aluno chamado Rômulo me disse que gostava de ler esse tipo de revista. Eu já conhecia a palavra e sabia que era uma revista mas não sabia mais do que isso. Hoje ele me trouxe um exemplar e pude observar como é diferente das revistas comuns. Achei super legal e apreciei o interesse do Rômulo em me mostrar do que se tratava. Obrigada a ele por favorecer esse aprendizado a mim. Resolvi pesquisar na net e postarei abaixo um texto sobre os Mangás.
Um abraço!
LB

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra surgiu da junção de outros dois vocábulos: man, que significa involuntário, e , imagem. Os mangás se diferenciam dos quadrinhos ocidentais não só pela sua origem, mas principalmente por se utilizar de uma representação gráfica completamente própria. Pra começar, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também idéias. Assim, em um mangá o texto em geral, mas principalmente as onomatopeias, fazem parte da arte. A ordem de leitura dos mangás também é diferente daquela que estamos acostumados. Um livro japonês começa pelo que seria o fim de uma publicação ocidental. Além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda Outra característica peculiar dos mangás é que eles são publicados em volumes de mais ou menos 200 páginas cada, o que permite aos autores criar histórias mais longas e aprofundadas. Dessa forma, em um mangá é comum ver várias páginas só de imagens, sem diálogos, e também ações que se desenrolam por muitos quadrinhos e abordadas por diferentes pontos de vista. A disposição dos quadrinhos em uma página de mangá é diferente daquela que se costuma ver num comic americano, que costuma ter 3 ou 4 fileiras de quadrinhos por páginas. Como os mangakás (nome dado aos autores de mangás) dispõe de um espaço maior para contar sua históra, também empregam um número menor de quadrinhos por página – não é difícil ver página até sem quadrinhos, com uma única imagem estourada. Também é característica dos mangás serem feitos completamente em preto-e-branco e em papel jornal, o que torna o produto mais barato e faz com que ele seja consumido por todo tipo de pessoa.

http://mangasjbc.uol.com.br/o-que-e-manga/

sábado, 7 de maio de 2011

Como fazer quando se estuda mas não aprende?

Eis uma dúvida cruel por parte de milhares de alunos que dedicam uma parte de sua vida a sua formação escolar. Quando chega o período de testes numa escola,no vestibular, em concurso,entrevista,etc a incerteza só aumenta. Por que as pessoas não aprendem? Alguns de meus alunos me questionaram a respeito disso. Será que a culpa está só em mim professora? Foi uma pergunta que um aluno interessado mas que tem dificuldade de aprendizagem  me fez outro dia. Não estou aqui para culpar um ou outro mas para fazer uma reflexão a respeito do que se passa na cabeça de meus alunos e creio que de muita gente. Preparar-se para um teste exige muito mais do que somente uma leitura do conteúdo. O que os alunos não compreendem é que não se deve estudar para uma prova somente na véspera ou no dia em que ela será aplicada. O problema é que a maioria faz isso e o estudo fica prejudicado. Um pai de um ex aluno me disse uma vez que o filho não estuda para as provas. Ele simplesmente assiste as aulas com atenção, faz as atividades e tira suas dúvidas, no dia da aula. Eu fiquei surpresa com essa raridade mas acreditei pois conheço o aluno e ele realmente era um excelente aluno nos anos em que o ensinei. Parece que não pode esperar que isso seja exatamente o que deve ser feito pois sabe-se que cada pessoa aprende de uma forma diferente. O bom no que se refere a esse aluno é que além de ele aprender durante as aulas ele tem o apoio da família, algo que tenho obrigação de citar neste post. A presença familiar continua sendo importante e não da forma antiga com castigos e carões desnecessários mas com o acompanhamento sempre que possível do conteúdo ou até mesmo do lado afetivo do jovem, muitas vezes esquecido.
Então o que fazer? O que eu posso dizer é que o aluno tem que se preparar cedo para as avaliações e não deixar para última hora. Após descobrir a melhor forma de estudar, tentar aplicá-la em sua vida. O esforço também é algo que tem que ser levado em consideração. Não adianta a mãe, o professor, o primo, o namorado, dentre tantos, pedir para o aluno se esforçar se ele mesmo não estiver afim. Tudo depende de si mesmo. Ainda citaria a concentração na hora de estudar. Vi certa vez no fantástico uma reportagem com alunos que tinham comportamentos estranhos ao que se considera normal mas que por outro lado aprendiam rápido e tiravam notas altas. Um estudava ouvindo música muito alta outro ficava lendo em voz alta andando no meio do quarto.Outro acordava sempre muito cedo e aproveitava o silêncio para estudar. São exemplos que  cito após falar que cada um tem seu jeito de apreender um conteúdo. É bom saber que não adianta você sair por aí aumentando o volume do seu rádio após ler isso pois são apenas exceções. Muitos não se concentram de jeito nenhum com barulho. Eu sou uma dessas pessoas. Preciso de silêncio absoluto e adoro o contato com a natureza para estudar e também tomar decisões importantes.
Vou deixá-los com um questionamento: Qual é o seu estilo? Fica aqui a esperança de que notas melhores venham e que todos os meus alunos realizem bons feitos durante o ano.Um forte abraço a todos!
LB

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Valeu os 10km!

Olá!
Já disse que pratico corrida e estou aqui hoje para falar dos 10km que participei ontem. Cada dia me interesso mais por esse esporte. A rede de farmácia Paque Menos realizou neste domingo 01/05, uma corrida super organizada e cheia de energia. Energia física, emocional e afetiva. Foi muito legal correr ao lado de gente de todas as idades. Um senhor de mais ou menos 60 anos foi quem mais me motivou. Ele disse:Vamos, vamos, estamos quase lá! Ainda faltavam 6 km mas acreditei e aumentei meu ritmo.Uma garota de seus 16 falou: Aquele alto quase mata a gente, né? Sorri e continuei minha aventura.Ver o mar não foi tão fácil assim já que tinham 15 mil participantes mas deu para ouvir, junto ao barulho da batida dos pés dos corredores, a música que o mar entoava.Amei tudo e com certeza estarei na próxima.Ah! Quase esqueci. Meu marido,o Marlos, ficou ao meu lado boa parte da corrida mas preferi que ele corresse em seu ritmo e acabou chegando 4 minutos a minha frente. Parabéns a ele também.

Você sabe estudar ?

Olá!

Hoje trouxe um guia para ajudar a quem precisar.Trata-se de uma forma simples mas organizada de se preparar para as aulas e posteriormente para as avaliações. Faça uso do guia e verá a diferença.
LB



Como Estudar Bem


PORTUGUÊS :GRAMÁTICA
Realize a fixação do conteúdo de gramática com exercícios, para isso:
. leia, atentamente, o enunciado para não fugir do que é pedido;
. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;
. corrija tanto os exercícios realizados em casa, como em classe,

 para que estejam todos certos, seja no caderno ou no livro;
. faça o maior número possível de exercícios;
. organize suas tarefas com capricho.(Todos no caderno).

Escrita:
Lembre-se: ela é utilizada em todas as disciplinas, portanto, é importante que você:
. escreva com capricho, ordem e corretamente os exercícios de todas as disciplinas,

 pois escrever corretamente é TREINO e HÁBITO;
. organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando:

 início, desenvolvimento e conclusão, partindo de “palavras-chaves”;
. cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
. aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
. releia o texto antes de passá-lo a limpo e antes de entregá-la ao professor;
. pense e reflita muito antes de escrever.



 INGLÊS
Para estudar um idioma é necessário compreendê-lo e memorizar seu vocabulário.

Vamos ver como podemos ter mais habilidades:
. repita a palavra ou o texto inúmeras vezes, até que as palavras lhe sejam familiares;
. procure usar o dicionário para conhecer o significado das palavras;
. procure pensar algumas palavras ou frases em inglês;
. esteja atento para: - leitura - escrita ortográfica - pronúncia - conversação;
. sempre que possível, fale com outras pessoas em inglês (professores, colegas e familiares);
. faça anotações em sala de aula;
. realize os deveres de casa como forma de fixação do conteúdo dado em sala de aula;
. treine escrevendo as palavras que você tem dificuldade várias vezes.

.depois tente escrevê-las sem consultar.


 ENSINO RELIGIOSO
. Trazer o material das aulas solicitado;
. Estar tranqüilo, atento e participativo a tudo o que se debate em sala;
. Disposição para formar-se moral, ética e espiritualmente;
. Ter espírito crítico em todas as aulas;
. Cada capítulo estudado deverá ter seus exercícios feitos em casa;
. Lembre: coração sábio, reflexões coerentes.